sábado, 9 de agosto de 2008
O abastecimento de água
Desde o povoamento e durante muitos anos após este, os habitantes da Ribeira Seca serviam-se da água da ribeira que atravessa a localidade para seu abastecimento.
A utilização da água com aquela proveniência gerava conflitos de interesses entre os habitantes pois alguns deles, segundo uma correição de 10 de Junho de 1661, lançavam imundices e lavavam tripas na ribeira.
O primeiro fontanário terá sido construído, no final do ano de 1905, na Rua da Cruz. Em 1929, os moradores da localidade queixavam-se que o hábito de dar de beber ao gado no tanque situado naquela rua incomodava as pessoas que ali iam buscar água e contribuía para dar um mau aspecto ao local.
Em 1933, por iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e auxílio dos habitantes da Ribeira Seca , construiu-se um fontanário na Rua Nova.
O abastecimento de água ao domicílio só muito mais tarde é que se verificou. Assim, de acordo com as deliberações da Câmara Municipal tomadas na reunião realizada a 13 de Março de 1964, podemos concluir que foi naquele ano que ficou concluída a obra de abastecimento de água na Ribeira Seca, bem como no então lugar da Ribeira das Tainhas e na freguesia de Ponta Garça.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário