quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Os pombos


Os pombos em Ponta Delgada em 1933

A 11 de Fevereiro de 1933, Alice Moderno escreveu um texto, no jornal Correio dos Açores, onde, para além de se regozijar pelo facto dos pombos existentes na cidade de Ponta Delgada serem “poupados às balas dos caçadores”, mencionou o facto dos mesmos serem alimentados por donos de estabelecimentos comerciais e outras pessoas que “lhes distribuíam diariamente as rações de milho de que se sustentavam”. Segundo ela, para “além da bondade que manifestavam para com os animais, vinham dando aos seus concidadãos um belo exemplo educativo”.
Mas, como não há bela sem senão, no mesmo texto Alice Moderno, também, menciona o facto de em frente à Varanda de Pilatos serem praticados “actos da mais requintada crueldade”. Com efeito, alguns indivíduos atiravam aos pombos milho “em cujo grão” colocavam “um pequeno anzol, preso, por sua vez, a um barbante”.
Alice Moderno termina o seu texto denunciando à polícia a situação e lamentando que aqueles “atos repugnantes, de repreensível maldade” serem praticados num local “frequentemente transitado por viajantes, que levarão uma bem triste ideia da forma como são tratados, nesta terra, os pobres animais, tão dignos de melhor sorte”.
No dia 17 do mesmo mês, a redação do Correio dos Açores informa que o artigo de Alice Moderno foi muito felicitado e acrescenta que a perseguição aos pombos já vem de longe, lamentando que “pelo encanto e suavidade que dão à paisagem da Baixa, bem mereciam que alguém de ânimo generoso tomasse desassombradamente a sua defesa”.
No dia seguinte, 18 de Fevereiro, os responsáveis pelo Correio dos Açores voltaram à carga e acrescentaram que era “preciso castigar severamente e de forma que o delinquente sinta o castigo. E se à polícia incumbe aplica-lo a todos nós cumpre velar para que actos dessa natureza se não repitam, denunciando os malfeitores, amarrando-os à vergonha do seu delito”.
Os responsáveis pelo Correio dos Açores terminam o seu texto com um parágrafo que, apesar dos anos decorridos, mantém toda a atualidade: “De resto, essa insânia de malvadez com os animais, não será uma curiosa revelação psicológica daqueles que, cansados de fazer mal ao seu semelhante, ou temendo fazê-lo, cevam os seus ruins instintos perseguindo…os pombos?!
O poeta micaelense Francisco Espínola de Mendonça, formado em Filologia Romântica, que foi professor no Liceu de Ponta Delgada, no dia 20 de Fevereiro de 1933, sobre o assunto publica no mesmo jornal dois sonetos, de que se transcreve o seguinte:
De quando em quando, em doces revoadas,
Bandos de pombas descem junto a nós.
Não têm pombal e vivem longe, sós,
Nos alcantis de rochas escarpadas.

Uns grãos de milho, numa ânsia atroz,
Pedem elas às almas bem formadas.
Mas quantas vezes são atraiçoadas,
E vêm morrer nas garras dum algoz!

Acarinhai as pombas diligentes
Que vibram como nós, em luta igual,
Por amor dos filhinhos inocentes.

E, por piedade, não lhes façam mal.
Abram-se as mãos e as almas complacentes
Às pobres pombas que não têm pombal…

Hoje, a presença de pombos nas cidades continua a ser alvo de simpatia por grande parte das pessoas, mas não encontrando predadores o seu número tem aumentado muito, constituindo um problema para a saúde pública.
De modo a evitar mortes e sofrimento desnecessário existem métodos para controlar as populações, associados à redução dos seus abrigos e de alimentos.
Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 25 de fevereiro de 2015, p. 12)

Sem comentários: