quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Voleibol


Na década de 30 do século XX, existiram na Ribeira Seca duas equipas de voleibol: O Ribeirense e o São Miguel.

Muito pouca informação pudemos recolher através da leitura dos órgãos de comunicação social que na altura se publicavam em Vila Franca. Assim, apenas consegui obter alguns dos resultados realizados entre o São Miguel e outras equipas do concelho, como o “Pátria”, o “Esperança”, da Ribeira das Tainhas, o “Casa do Povo, o “Águia Azul”, o “Marítimo” e o “Senhora da Vida”.

De acordo com informações colhidas na localidade, ficamos a saber que o campo de jogos do São Miguel situava-se na estrada nacional, onde hoje está uma Quinta pertencente ao senhor João Baptista e que um dos seus jogadores era o senhor José Santo Cristo Verdadeiro.

O outro clube, o Ribeirense, teve uma duração de cerca de 4 anos, possuía o seu campo no início da Ribeira Nova e a direcção estava a cargo de Afonso Torres, Augusto Luís e José Furtado Salema (Pelinha).

De entre os jogadores do Ribeirense destacaramm-se: Caetano Ventura, Augusto Luís, José de Amaral, Angelo Furtado Lima, Teófilo Braga, Manuel Arsénio Moniz, António Teotónio (Camelo), Urbano João Furtado Lima, José Furtado Salema e Manuel Furtado Salema.

Sem comentários: