domingo, 12 de dezembro de 2010

Alguns apontamentos sobre o ensino na Ribeira Seca


(Edifício da antiga escola na rua da Calçada)

Tal como nos textos anteriores, não se pretende com este tratar de forma exaustiva a problemática do ensino na Ribeira Seca de Vila Franca do Campo. Esta tarefa ficará para quem esteja mais habilitado para o efeito ou para quem tenha mais disponibilidade. Assim, o que se apresenta, a seguir, é apenas a compilação de algumas notas soltas que tivemos a oportunidade de recolher nos jornais, de Vila Franca do Campo, “A Vila” e “O Autonómico”.
A 1 de Outubro de 1922, começou a funcionar na Ribeira Seca uma escola móvel, tendo o governo nomeado para o efeito o professor Umberto Aures de Serpa e Sousa. Em 1929, a escola tinha como professora a Sr.ª D. Robínia da Conceição Pacheco.
Em 1931, a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo manifestou a sua intenção de construir um edifício para a instalação de duas escolas, tendo para o efeito já escolhido o local. Três anos depois, no dia 14 de Novembro visitou a Ribeira Seca o inspector escolar sr. Manuel Moniz Morgado onde teve a oportunidade de inspeccionar o edifício, situado na Calçada, onde passaria em breve a funcionar a escola.
A primeira professora desta escola terá sido a Sr.ª D. Luísa do Nascimento Nunes e em 1936 realizaram exames do 2º Grau do Ensino Primário as seguintes alunas: Ermelinda dos Santos Andrade e Maria José de Sousa Couto, que foram aprovadas com distinção, e Maria do Carmo e Maria Diamantina, que foram aprovadas. Dois anos depois, em 1938, foi nomeado professor da Escola do sexo masculino o sr. Teotónio Machado de Andrade, que injustamente, quanto a mim, é o patrono da actual escola da Ribeira Seca.
Em 1962, o actual edifício escolar, construído ao abrigo do Plano dos Centenários, começou a receber alunos.
A 1 de Dezembro de 1966, realizou-se, nas Escolas da Ribeira Seca, a bênção de um nicho dedicado a Nossa Senhora da Conceição, bem como de outros melhoramentos, de que se destaca, pelo pioneirismo, uma piscina. Naquela data eram professores, na Ribeira Seca, D. Adelaide Soares, D. Margarida Simas Borges, D. Claudete Marques, o Sr. Eduardo Calisto Amaral, o Sr. Valter Manuel Soares Ferreira e o Sr. Octávio da Silva Costa.
Em 1972, ano em que se realizou uma animada festa escolar, exerciam a sua profissão nas escolas da Ribeira Seca os seguintes professores: Eduardo Calisto Amaral, Adelaide Soares, Valter Manuel Soares Ferreira, Ildebranda Matias e Ilda Cesarina Borges.

Ribeira Seca, 5 de Outubro de 2010
Teófilo José Soares de Braga


(Edifício escolar actual)

Sem comentários: